Skip links

2011: Evolução em bolsa dos 6 (+1) titãs

2011 foi um ano com grande instabilidade nos mercados provocada pela conjuntura macro-económica. Na setor das tecnológicas, a Apple e Google continuam a marcar posição nos mercados em que atuam.

Em Agosto a Apple chegou mesmo a ultrapassar a Exxon Mobil e tornou-se a maior empresa do mundo (em capitalização bolsista), estatuto que certamente voltará a recuperar em 2012.

Fica a evolução dos últimos 12 meses das cotações dos grandes titãs que traçam os caminhos nas plataformas digitais : Apple, Google, Microsoft, Nokia, Sony e Amazon.com e mais uma que se destacou pela desvalorização”colossal” (como diria o nosso ministro das Finanças – Vítor Gaspar) e que está a entrar numa situação quase dramática, a RIM (Research in Motion / Blackberry).

A Apple continua com uma valorização acima dos dois dígitos + 25,14% e a Nokia a que mais perdeu com uma desvalorização de – 52,97%.

A RIM (Research in Motion / Blackberry), desvalorizou durante o último ano  – 75,28% e a solução pode passar por um processo de aquisição. A Amazon é uma das empresas que pode estar interessada na compra, mas a Microsoft também poderá avaliar esta possibilidade de aquisição… tudo vai depender da vontade dos accionistas da RIM.

Assim, o raking destas seis empresas fica ordenado da seguinte forma:

Posição Empresa Valorização
1 Apple + 25,14%
2 Google + 6,9%
3 Amazon – 5,2%
4 Microsoft – 8,26%
5 Sony – 52,78%
6 Nokia – 52,97%

Veja no gráfico abaixo a evolução das cotações de Janeiro a Dezembro de 2011:

Clique para aumentar
Fonte: Google Finance

Evolução da RIM ao longo de 2011:

Clique para aumentar
Fonte: Google Finance

Relacionados:

2010: Evolução em bolsa dos 6 titãs

Apple, Google, Microsoft, Nokia, Sony e Amazon
Titãs em competição pelo “Monopólio de Consumidores” e “Portagem na Ponte”