Skip links

Apple: Anúncio de dividendo provoca novo máximo histórico

Tim Cook e Peter Oppenheimer, respectivamente CEO e CFO da Apple anunciaram hoje, que vão distribuir dividendos de 2,65 dólares por acção trimestralmente com início no trimestre de Julho a Setembro (último do ano fiscal) e um plano de buyback (compra de acções próprias) ao longo dos próximos três anos de 10 mil milhões de dólares anuais. Ao longo dos próximos três anos, estas operações envolvem um montante de cerca de 45 mil milhões de dólares.A Apple tem uma liquidez de cerca de 98 mil milhões de dólares e desde 1995 que não distribuía dividendos aos seus accionistas. Com esta nova política de distribuição de dividendos entra no top das empresas norte-americanas que pagam maior valor absoluto anual de dividendos.

Tim Cook - Apple CEO

Tim Cook, começou por se mostrar muito optimista com o futuro da Apple destacando as quotas dos mercados em que atua e o potencial de crescimento que estes mercados apresentam para os próximos anos. Explicou também que esta nova política de distribuição de dividendos e de buyback, surge depois de uma reflexão profunda e que não compromete o investimento no futuro da empresa pois  a liquidez da Apple será suficiente para garantir a permanente capacidade de inovar (que definiu como o principal objectivo da Apple).

Referiu também, que esta distribuição de dividendos vai garantir maior retorno e liquidez adicional aos accionistas e acredita que também vai captar novos investidores e que o plano de distribuição de dividendos e  buyback será revisto regulamente, com o objectivo de garantir crescimento de longo prazo.

Peter Oppenheimer, referiu que dos 98 mil milhões de dólares, 64 mil milhões de dólares estão fora dos Estados Unidos. Durante as questões dos analistas e responsáveis de fundos de investimentos, Peter Oppenheimer referiu que estas operações serão efectuadas com liquidez que está em território norte-americado pois a carga fiscal praticada nos Estados Unidos não incentiva as empresas a repatriar a liquidez obtida noutros países. E já fizeram eco destas preocupações ao Congresso e à Administração norte-americana, o que em ano de eleições pode certamente ser levado em conta 🙂

A cotação da Apple (NASDAQ:AAPL) fechou em novo máximo histórico nos 601,1 dólares colocando a capitalização bolsista da maior empresa cotada em 560,45 mil milhões de dólares, mais de 150 mil milhões do que segunda maior Exxon Mobil (NYSE:XOM) que tem uma capitalização bolsista de 410 mil milhões de dólares.

E depois do mercado fechar a Apple divulgou que a nova geração de iPad vendeu desde o seu lançamento na passada sexta-feira já vendeu 3 milhões de unidades, um novo recorde de vendas para o tablet da Apple antecipando que amanhã será mais um dia de valorização 🙂

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.